Peer Gynt

Pra m’inspirar
abro a janela
como um jornal…

P: Querida Solveig,

S: Peer Gynt

P/S: Tenho pensado muito em você…

P: E agora, nesta hora vazia
da minha vida
tenho uma vontade vadia
como um fotógrafo.
Uma vontade de voltar,
vontade que cresce
a cada ilha e passo
deixados para trás.

S: Em sonhos, pequenos delírios,
ouço as palavras que são
suas…
Palavras repetidas em um sorriso
elegante e sem jeito,
como o canto de pássaros
que ninguém vê nas árvores.

P: Quem sabe, quando
S: Quem sabe…

P: os homens espalharem
as agências de correio
pelo mundo,

P: os amantes
S: Todos os amantes
P: talvez possam trocar
S: trocam confidências
P: carinho e chocolate
S: em suas cartas.
P: em segredo.

S: No entanto, é grande a espera
até que você chame
a Federal Express…

P: Eu aproveitaria e mandaria
os cartões postais dos lugares
que vi…
tantas paisagens, oceanos, imagens…

S: E eu
guardaria as polaróides recebidas
como roteiro de sua viagem.

P: Mas há essa distância!
S: Toda essa ausência!

P: A maldita distância
no tempo e no espaço
deixando tudo impossível…

S: … consome
horas e horas
de espera…

P/S: Como eu gostaria, de um dia, receber notícias suas.

P: Querida Solveig,
minhas cartas mal escritas,
meus afetos em desalinho
ficam comigo guardados
para serem todos entregues em seu ouvido.

Quem sabe,
ecoarão nossas vozes
pelo tempo… o ar carregado
de eletricidade.

S: Que alegria teu rádio…
fiquei tão contente
que fui à missa.
Na igreja
toda gente me olhava:
Ando desperdiçando beleza
longe de ti.

[SONHAMUNDO – PEER GYNT: Texto de Peter O’Sagae sobre a música de Edvard Grieg, para a peça de Henrik Ibsen, mais os versos incidentais de Oswald de Andrade. Rádio USP FM, 1996. http://caracol.imaginario.com/letrasonora/index]

Deixe um comentário

