Luto

Digamos que minha “imparcialidade” está bastante abalada hoje. Não tenho condições de me posicionar de maneira isenta frente a tudo o que ouvi, vi e senti de ontem para hoje. Não dá para pensar nesse acidente sem levar em consideração aqueles que se foram, a dor que ficou com os que aguardavam a chegada dessas pessoas, o choque, a indignação – que não é apenas dos familiares e amigos, mas de todo um país.

Por baixo, foram 186 vidas perdidas (com base em listagem oficial divulgada pela companhia aérea) – e de uma maneira pra lá de brutal. Morrer é uma coisa inevitável. Isso é fato. Mas dessa forma? De uma forma que (SIM!) poderia ter sido evitada se aqui no Brasil as autoridades fossem mais do que simplesmente autoridades; se fossem efetivamente autoridades competentes e responsáveis, cumpridoras de suas obrigações.

Ontem, mais de 200 vidas ceifadas. Amanhã, se nenhuma providência for tomada, se os responsáveis por obras inacabadas e/ou mau feitas (como é o caso da pista de Congonhas, sem as tão necessárias ranhuras) continuarem impunes, poderão ser mais 200, 300 vidas. Quem garante que, na ocorrência de um outro acidente de avião como este, a vítima não seja alguém a quem amamos ou, quiçá, nós mesmos? Quem nos garante isso?

Como escreveu uma amiga minha em seu blog: “Cada vida que se vai é uma ferida que se abre no peito de cada brasileiro que poderia estar dentro daquele vôo. E dos tantos que tinham lá dentro, pessoas que amavam… enfim”.

O que mais está me incomodando agora, além da perda dessas vidas, é a sensação de impotência. Somos obrigados a sentar diantes de nossas televisões e simplesmente assistir a tudo isso, sem poder fazer nada.

Enfim, só peço a Deus que cuide dessas pessoas (tanto das foram quanto das que ficaram) e, também, que ilumine a cabecinha dessas “autoridades [in]competentes”.

Anúncios

Um comentário sobre “Luto

  1. Como disse, dizia, diria e dirá Oscar Niemeyer… “no fundo, é tudo uma grande merda”…

    É o que eles (as desautoridades) são.

    beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s