O que seria do azul se todos gostassem do amarelo?

Uma das coisas que mais me incomodam nas pessoas é a sua mania (chata) de tentar impôr opiniões e gostos aos demais.

“Esses filmes que você gosta são babacas, água com açúcar demais…”
“O estilo musical que você ouve não presta, é coisa de doido, é barulhento…”
“E esse sapato que você comprou? A cor não é legal, não combina com nada…”
“Se eu fosse você, não usaria essa cor de esmalte…”

À princípio, parecem apenas comentários isolados, desconexos, literalmente jogados durante conversas, trocas de e-mails, mensagens on-line etc., mas, no fim das contas, quando se pára para analisar, acabam deixando clara a intenção de quem as proferiu.

Manifestar suas opiniões e gostos é extremamente saudável – é nesse intercâmbio de informações e impressões que as pessoas começam a se conhecer de verdade e surgem novas ideias –, mas exigir que alguém faça exatamente o que fazemos, porque julgamos ser o mais correto ou o mais adequado é forçar demais uma situação.

Gosto não é apenas “ah, eu gosto porque gosto e pronto”; gosto é reflexo de uma série de experiências vividas por uma pessoa. Gosto reflete ainda juízo de valor, percepção do mundo, expectativas pessoais. É algo muito mais complexo que simplesmente “eu gosto e pronto”. E, sendo assim, muito mais delicado de se tentar modificar – principalmente quando quem gosta de algo não está disposto a mudar.

Seria tão mais fácil e saudável se cada pessoa simplesmente cuidasse de sua vida, tivesse suas preferências e respeitasse as alheias… Todo mundo sairia ganhando, pois o intercâmbio de informações seria muito maior, mais variado, mais colorido.

Ao unir o azul com o amarelo (ou qualquer outra "nova" cor), o resultado pode ser surpreendente... Muito mais do que ter apenas um ou outro.

Um comentário sobre “O que seria do azul se todos gostassem do amarelo?

  1. isso eh uma das coisas que mais me irritam na vida. ainda mais qdo parte de amigos. estou passando por isso no momento. uma amiga fica fazendo comentario maldoso, difamatorio, criticando as musicas que eu ouco e as roupas que uso. cara, como isso irrita! se eu aceito o que ela curte, porque nao pode acontecer o mesmo em relacao a mim? como voce reage a esse tipo de cosa?
    ah, amei seu blog. show!
    Kate

Deixe um comentário

