O Brasil é mais que isso

Fico realmente decepcionada quando percebo a incapacidade do povo brasileiro em apresentar as coisas boas que nós temos aqui. E, sim, nós temos muita coisa boa nessa terra!

Hoje, vendo o perfil do baixista Nikki Sixx no Facebook, encontrei duas fotos que ele tirou durante a passagem do Mötley Crüe por São Paulo e fiquei realmente chateada. Não com ele, mas com as pessoas que se encarregaram de levá-lo para conhecer a minha cidade.

São Paulo tem tantos lugares interessantes para se conhecer (museus, teatros, parques, restaurantes típicos, e por quê não, prédios, bairros com cara de cidadezinhas interioranas…), a vida cultural aqui é tão intensa! Mas, ao invés de mostrar que brasileiro é um povo civilizado, nossos queridos compatriotas levaram Sixx para conhecer a Cracolândia. A CRACOLÂNDIA!

Gente estúpida! Por que não mostramos nossas belezas e ressaltamos nossos pontos fortes, como os americanos e os ingleses, por exemplo, fazem constantemente e tão bem em seus filmes e seriados? Por que não nos gabamos – sem o menor pudor mesmo – de nossas praias, nosso povo hospitaleiro e simpático, nosso bom humor, nossa arquitetura, nossos profissionais, nossa rica cultura (porque nós temos uma cultura bastante variada sim, mas que por nossa culpa, em partes, é constantemente negligenciada e tratada como subcultura). Temos vergonha do que é nosso?

Lamentável como perdemos a oportunidade de nos apresentarmos dignamente para o mundo. Triste saber que muitos estrangeiros que visitam o Brasil (a passeio ou trabalho) entram aqui pensando que somos macacos, dançamos como Carmem Miranda ou seminus como passistas de escola de samba e jogamos futebol, e saem com uma imagem um pouco pior, achando que também somos uma nação de criminosos, que vivem traficando e matando livremente, sem o menor problema. Afinal, se é isso que apresentamos aos nossos turistas, se é isso que mostramos em nossas novelas e filmes, provavelmente é isso que somos mesmo. Não é?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s