Joio e trigo

Ontem tive a feliz oportunidade de acompanhar uma palestra do Max Gehringer em um evento que estou cobrindo aqui na Ilha de Comandatuba (Bahia). O foco da apresentação era o mundo corporativo, mas um dos pontos que mais me chamou a atenção dizia respeito a separarmos o joio do trigo no campo da tecnologia.

Em tom de brincadeira, Max questionou os participantes sobre a validade de termos, por exemplo, um blog, um fotolog, um Twitter, um perfil no Facebook, outro no Orkut e assim por diante. São itens realmente importantes para nosso dia-a-dia? Agregam algum valor ao nosso cotidiano pessoal ou profissional ou podemos viver bem sem eles?

Coincidentemente, poucos dias antes de embarcar para cá estive pensando nesse assunto, quando me deu os “cinco minutos” e comecei a analisar alguns dos meus diversos perfis espalhados pela web (muitos deles largados às traças). Apaguei vários, sem dó nem piedade.

É inegável que é gostoso passear pelas as redes sociais, ver o que os amigos (e os nem tão amigos) estão fazendo, mas existe um limite em diversão e escravidão. Se pararmos para pensar quanto do nosso tempo é dedicado ao mundo virtual, podemos nos assustar. É preciso muito equilíbrio para não nos deixarmos escravizar por todas essas cativantes possibilidades.

Por muito tempo tive dúvidas sobre deletar ou não algumas dessas contas que tenho por aí. Diversas vezes penso em deletá-las e ficar apenas com o e-mail e o telefone dos meus amigos e, assim, dedicar meu tempo apenas aos contatos “reais”. Mas acredito que dá para conciliar real e virtual sem precisar ser tão radical. Pelo menos, acho que estou encontrando o equilíbrio.

Deixe um comentário

