Educação é bom e todo mundo gosta

Estou num dia não muito feliz. Hoje é um daqueles dias em que o saco cheio impera e que a vontade de falar umas verdades está forte demais, mas que, por outro lado, o bom senso impede e eu, infelizmente, preciso me calar.

Estou tentando entender — há tempos — quando foi que a educação e o respeito saíram de moda. Quando ser educado, cordial, civilizado deixou de ser legal? Quando ser escroto passou a ser cool? Não entendo. De verdade.

As pessoas perderam completamente a noção de educação, e isso independe de cultura/estudo e de classe social. A educação a que me refiro vai além daquela aprendida nas escolas ou, mesmo, daquela ensinada pelos pais desde cedo; falo de educação de alma, que te faz ter generosidade para com o outro, com seus erros e falhas, com sua “humanidade”, que te faz ser gentil ao criticar (e só criticar de modo positivo, nunca para ferir ou magoar), que não tenta ridicularizar, que quer ajudar o outro a crescer e, para isso, estende a mão.

Sinto falta de pessoas assim. São tão raras hoje em dia. Não aguento mais conviver com tanta prepotência, tanto desrespeito, tanta ignorância travestida de superioridade ou competência. Cansa ver e ouvir certas coisas. Nojo de gente assim.

image

Anúncios

Um comentário sobre “Educação é bom e todo mundo gosta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s